Grandes produções com crianças fazendo coisas "sérias" (Parte 1)

Steven Universe CN Meme
A Cartoon Network não publicou wallpapers. Ou eu não encontrei. Imagem da pagina oficial, no Facebook.

Well... Éra para ser um texto sobre Steven Universe e Gravity Falls. Mas... o texto ficou muito grande. Então,eu o dividi em duas partes.

Muitas crianças adóram, pelo fato de que elas se imaginam naquéla situação. Alguns adultos gostam pelo fato déssas produtoras incentivarem as crianças a correr atrás dos seus objetivos, mesmo que, em determinados momentos, não há um reforço positivo das pessoas a sua volta. E alguns adultos não curtem, pois, são frustrados pelo fato de não terem conseguido realizar os seus objetivos durante toda a sua juventude.

Seja qual for a sua opinião, isso faz um grande sucésso. E eu acho isso muito bom. Pois, quando a óbra audio-visual é bem elaborada, com analogia bem encaixadas no roteiro, pode passar uma mensagem positiva para a criança. Ainda mais hoje em dia, que - incluindo as pessoas com beem mais de trinta anos - muitos pais e muitas mães, se não tem preguiça de explicar sobre qualquér coisa/assunto, acabam transformando a criança em adultos alienados e fazendo as mesmas acreditarem que não existe mais nada além daquilo que os adultos ensinaram até a sua pré adolescência.

Pessoas adultas também precisam de incentivo positivo. No meu caso,eu já tive todo o incentivo positivo, durante a minha infância e pré-adolescência, para ser eu mesmo e não fazer algum mal há outras pessoas só porquê um grupo de pessoas disse que isso é "legal". E isso me evitou inúmeros problémas.

Só há um cálculo que não se encaixa nessa equação. Muita coisa "destinadas ao público adulto", não incentivam atitudes positivas.

FODA-SE O "POLITICAMENTE CORRÉTO"! Não é disso que eu vim falar. E eu não tenho moral para dizer se isso é ruim ou bom. Más, o conteúdo "adulto" paréce não inovar tanto. Paréce "mimar" mais os adultos do que o conteúdo "infântil". É sobrecarregado de estereótipos do passado e as vezes, paréce fazer o adulto acreditar que aquilo é o único "ideal de vida".

E essa fráse sendo dita por um cara de 23 anos. Eu acho que eu já posso me considerar um adulto. Cérto? Responda rácionalmente. Não vamos dar mal exemplo para as crianças.

Há momentos em que - independente da idade - a vida de uma pessoa poderá ficar bem turbulenta. E se bem feita, uma animação, série, filme etc. poderá fazer divérsas analogias a esses altos e baixos e dando bons conselhos, para que futuramente, esse adulto saiba passar por cértas situações de uma fórma mais confortável.

A sua reação agóra:

"Oh, really? Esse retardado irá falar sobre Steven Universe... de novo?1

Well... além de ter relação com o tema, eu agóra tenho cadástro no Netflix e assisti A ÚNICA temporada disponivel. Então, eu tenho mais conteúdo para falar e terá algumas analogias sobre cada elemento da série.

Voltando ao assunto... nessa animação criada por Rebecca Sugar, o personagem Steven Quartz Universe é um pré-adolescente gordinho e alégre que é resultado da cruza entre um humano (Greg Universe) e uma Gem (Rose Quartz). Ou seja, ele é uma fusão. - Conceito muito bem explorado na série.

No começo da primeira temporada, Steven não conségue controlar os seus poderes. Com o passar do tempo, ele vai descobrindo cada poder que herdou de sua mãe. Como um escudo, que estranhamente, ele descobriu após se emocionar enquanto comia o seu biscoito com sorvete favorito. E uma bolha, que ele descobriu após, nervósamente, ir em direção a personagem Connie, com quem ele, futuramente, terá um relácionamento amoroso.

Durante vários episódios da primeira temporada, o gordinho alégre chamado Steven tem que usar o ráciocinio lógico, para completar as missões sem os seus poderes. Ao decorrer da temporada, ele acaba tendo que enfrentar problemas ainda maióres e a sua personalidade vai mudando. Ele passa a adotar uma postura mais séria e tendo que deciir entre salvar a vida de Gems corrompidas, destruir ou "embolhar".

A mãe do Steven morreu durante a Guérra Gem. O pai dele é um rockeiro "frácassado" e ele móra com as três Crystals Gems que prótegem o planeta Térra. E mesmo tendo que proteger a sua vida e a vida da garota que ele ama, ele conségue ter um alto pico de felicidade.

Em vários momentos ele se machuca e passa por divérsas dificuldades durante as batalhas. Mas, o Steven se mantém firme durante as batalhas. Por ser metade Gem, há uma justificativa para tamanha força física. Más, a sua metade humana - pelo menos, o lado positivo e feliz consigo próprio - muitas vezes, fala mais alto. Steven tem um instindo protetor. Em um episódio, ele se preocupa tanto com a sua namorada, que, para protege-la, ele evita, temporáriamente, manter contato com ela, para não envolve-la no reínicio da Guérra Gem.

Por mais que ele sofra com isso...

Apesar de sua personalidade - baseado na mitologia relácionada a Gem ligada a ele - sentimentalista, Steven não costuma tomar decisões baseando-se em emoções. A única coisa ligadas as emoções, são os seus poderes. Ele sempre pensa bem, antes de ter qualquér atitude. E essa atitude só vai evoluindo, ao decorrer da temporada. Ele fica mais cauteloso e sabe usar o que tem a disposição.

E para concluír esse texto - que já tá bem grande - eu vou dizer as minhas conclusões sobre a parte 1 desse post.

O Steven já se feriu inúmeras vezes e foi até eletrocutado por um "desestabilizador de Gems", más, ele nunca deixou que isso o derrubase. E se caísse, ele se reerguia e voltava a batálha, ensinando para as crianças - e adultos - que assiste a série animada, que a vida é cheia de "picos". Você pode estar no alto e no mesmo dia, cair. Só depende da sua força de vontade se levantar do chão, mesmo "ferido" e "com dores".

Um bom fim de semana!=)