As pessoas deveriam ser mais seletivas com o que consomem

Nesse post, eu não falo sobre politicamente corréto. Nem a galéra que luta por conteudo assim consegue ser politicamente corréto 100% do tempo.

Tudo bem em consumir, as vezes, entreterimento com "humor cru (é essa a definição que procuro?)" e que não contribuem positivamente em nada. Mas... VOCÊ DEVERIA SE PREOCUPAR MAIS COM A QUALIDADE DAQUILO QUE CONSOME

Isso faz bem ou faz mal?

Muito antes do YouTube existir, ver um video online era um pouco complicado e limitado. Eu já falei um pouco sobre esse assunto em outro post. Eu pessoalmete, curto humor "retardado". Porém, eu também consumo algo que acrescente em algo possitivo para mim. Algo que, em algum momento da vida, eu precisarei saber.

O que vocẽ deixa a sua criança assistir

Conteudo infantil não se trata, apenas, de musicas sem sentido rimadas e personagens extremamentes bobos, aparentando ter alguma deficiencia mental, tentando brincar de interação com a criança. E tão pouco de conteudo que force uma unica linha de pensamento que possa gerar um bando de fanaticos extremistas com as suas opiniões.

Entreterimento é coisa séria!

Ok... eu também assisti muita coisa mal feita quando eu era criança. Eu não vou negar. Mas, talvez, pelo fato de eu ter sido exposto a uma variedade de produções audiovisuais, com diferentes tematicas e com pouca restrição de tipo de conteudo que assistia, talvez, por esse fato, eu falo com convicção quando digo que há produtoras que não se preocupam se as crianças que assistem aquilo, poderão ser induzidas a seguir uma linha de pensamento primitivo e desestimulado a cnhecer bem algo, antes de falar sobre. Paréce que algumas produtoras não sabem que da para criar, tanto humor cru, com uma critica social ou ensinando que não há conhecimeno absoluto. Estamos sempre aprendendo.

Será que essas produtoras se preocupam mesmo com os possiveis efeitos que esse tipo de conteudo pode provocar, no subconsciente de futuros adultos?

Eu até poderia citar classicos do audiovisual - como Beakman World entre outros - mas, esse não é o fóco desse post. O fóco é a qualidade do conteudo.

Entreterimento pré-esolar não tem a obrigação de ensinar ciencia. Mas, tem a obrigação de ensinar a importancia do pensamento critico. Não há problema em inserir ideologias no roteiro, mas é obrigação ensinar que ninguém é obrigado a seguir a mesma linha de pensamento.

Entreterimento redirecionado ao publico infantil não deve ser baseado em crença. Pode até usar crenças populares para criar uma história, mas não para doutrinar.

Como eu ja disse nesse post, não existe conhecimento absoluto. Você deve ensinar a criança, que existem diferentes linhas de pensamento. E que pode até discordar, mas, nunca tentar forçar essa linha na mente de outra pessoa.

Sempre é bom questionar até os próprios questionamentos. E falar o que pensa, apenas para quem realmente quer ouvir. E nunca fingir querer.

Olha o fóco, autor!

Como costuma acomtecer, eu fugi um pouco do fóco. Mas... voooltaaando ao assunto...

Fantóches

Vamos falar de fantóches. Eu até acho legal, quando tem um bom roteiro. Eu posso citar Cocóricó - Criado por: Fernando Gomes. Mostra que produções pré-escolares não tem a obrigação de ter um roteiro como da animação Miles From Tomorrowland - falarei dela a seguir - para poder ensinar algo legal. tudo bem que é bem superficial. mas, o fóco, é mostrar que podemos ser nós mesmos e que a nóssa nação tem diferentes culturas. Desde quem móra em fazendas, de tribos indigenas e estereótipos de pessoas da "cidade grande". Há uma boa diversidade, até.

Cocórico ensina que podemos ser nós mesmos e foda-se quem não gosta! Ensina sobre a biodiversidade da flóra brasileira e tanto o roteiro, como as musicas, são muito bem elaboradas.

O oposto disso se chama Dango Balango...

Animações

Agóra eu irei falar um pouco sobre duas - ou três - animações que realmente ensinam algo util e/ou que tem um bom humor cru. Mas antes, eu vou deixar a minha opinião sobre a situação das animações, no Brasil.

O Brasil demorou MUITO para começar a produzir animações com um roteiro de boa qualidade. É um fato. Por algum motivo, comercialmente, estamos muito atrás. Pelo menos, estamos começando a aumentar o tamanho dos nóssos passos. Eu posso dizer com convicçao, que estamos melhorando, nesse aspécto. E precisamos melhorar mais.

Rapida observação

Eu disse... precisamos?! As grandes produtoras que - ainda - dominam o mercado nacional, precisam. Muito se vê, ainda, a doutrinação em produções audiovisuais. E isso pode gerar fanatismo, que pode gerar extremismos e que pode gerar consequencias graves. Todos tem o direito de seguir a linha de pensamento que pŕeferir, portanto que, não só seja algo que não fará mal a si próprio, como sendo, também, algo que não faça mal para outras pessoas.Agóra eu irei citar produções BR's com um roteiro FODA! Ou... apenas bem elaborado.

Historietas Assombradas- Para Crianças mal-criadas

Pepe e Marilu com os rostos trocados
Fonte da imagem: Pagina oficial.

GRANDE ANIMAÇÃO FODASTICA criada por Victor Hugo! Politicamente correto? NOPE! Até lembra animações clássicas, de tanto humor cru. E criticas sociais é uma coisa que não falta também. - Ok... eu exagerei em dizer que o humor é "cru". Na verdade é humor negro. - O traço da animação imita um pouco o manga. O Victor consegue brincar com estereótipos da "espiritualidade" de uma fórma bem ludica. Todo o univéso de Historietas Assombradas é bem creepy e o Victor Hugo não tem medo de brincar até coḿ casos relácionados a mutações geneticas raras. - Como no caso de um dos personagens ter duas cabeças no mesmo corpo.

Peixonauta

Criada por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, Peixonauta é uma série animada onde as crianças aprendem a desenvoler o pensamento cientifico e o entusiasmo para aprender coisas novas no campo da ciencia. Também estimula o senso critico. Algo muito importante na tomada de decisões.

O enredo é bem simples. Um peixe astronáuta que trabalha em uma agencia secréta tem que resolver casos relacionados a fáuna e a flóra. Os casos são bem bobos, mas no desenrolar da história as crianças aprendem um pouco de biologia.

Agóra que eu falei sobre produções BR, vamos falar sobre produções estrangeiras. Eu começarei falando sobre as de maior importancia, depois falarei do humor negro.

Miles From Tomorrowland

Eu tenho que falar dessa animaçção. Dessa e de outra, que tem que ser seguida como bom exemplo. Miles From Tomorrowland é uma animação pré-escolar, que ensina - com uma licença poética - a verdadeira ciencia para as crianças. É uma criação de Sascha Paladino um fã da ciencia e da arte. Faz bom uso de sua licença poética e como uma animação pré-escolar, cumpre bem com a taréfa de ensinar a verdadeira ciencia para as crianças.

Uma grande apósta da Disney

Essa animação teve a ajuda de vários astrofisicos e de agencias espaciais para escrever o roteiro. isso é um puta compromisso com a ciencia.

Steven Universe

Enquanto primatas acefalos ainda acham que o que você tem no meio das pernas define o seu comportamento e a sua forma de ver as coisa, Rebecca Sugar próva que nada disso é verdade, Tanto homens quanto mulhéres demonstram emoções ao mesmo tempo que lutam em batalhas épicas. E a história é bem mais compléxa do que paréce.

Um pouco de sua história

Eu vou tentar resumir a história toda. É bem compléxa e tem um roteiro melhór que muita produção em live-action.

Rápida observação

A personalidade de cada Crystal Gem é baseada nas pédra da qual elas são feitas. Se quiser saber mais, pesquise pelos nomes de cada personagem.

Voltando ao resumo da história...

Steven é um meio Gem, meio humano, resultante da "fusão" de uma Quartzo Rosa (essa pedra existe de verdade) com um ser humano. Ele perdeu a mãe devido a Guerra Gem, que causou danos ao planeta Térra. Devido ao quartzo rosa em seu umbigo, ele é um garoto bem emotivo. E sempre vive em busca de conhecer mais sobre a sua mãe, que se sacrificou para salvar a Terra. A série animada trata de assuntos compléxos e tenta quebrar preconceitos e extereótipos do século passado.

São muitas temporadas para ser resumida. Assista a série.

Essa animação quebra estereótipos e mostra para a criança a realidade social, preconceitos, que poderão haver conflitos e diversas fórmas saudáveis de evita-los. Mostra que da para ultrapassar barreiras impóstas pela sociedade, sendo quem realmente é e que fazer o bem, raciocinio lógico e emoções não tem sexo, crença, idade cérta etc.

Steven Universe é a animação ideal para você que tem medo que sua criança seja induzida ao preconceito.

Por tanto que haja um equilibrio entre humor e informação util, um pouco de riso não faz mal a saude.

A partir de agóra eu irei falar sobre animações humoristicas que ensinam algo util e/ou que contém uma critica social.

Looney Tunes

Looney Tunes é uma animação tão bem feita, que conseguiu ultrapassar inumeras gerações. Tirando o novo, que se transformou em uma sitcom - sem desmérito é legal tambem - ela não segue uma linha temporal. E ludica e cenário de divérsos momentos politicamentee incorretos.

Em uma pesquisa rapida com Google, a explicação para tanta qualidade, está em seus criadores. Bob Clampett, Chuck Jones, Friz Freleng, Steven Spielberg, Leon Schlesinger. Ela teve a sua exibição pela primeira vez em 1930, quando as animações só eram exibidas em cinemas. e também por isso, humor negro era o que não faltava. Hoje há uma galera que acredita que animmações eram exclusivas para crianças. Mas nunca foi assim.

Looney Tunes brincava com estereótipos e encaixava com maestria, divérsas criticas sociais e sobre politica. Hoje, aquilo seria proibido na TV abérta. Uma lástima! AFINAL, QUEM DEVE ENSINAR PARA UMA CRIANÇA QUE JOGAR UMA BIGORNA NA CABEÇA DE ALGUÉM PODE CAUSAR DANOS EXTREMAMENTE GRAVES É QUEM CUIDA, NÃO O ENTRETERIMENTO!

Looney Tunes deixavam as crianças da época informadas sobre a situação social e politica de sua época. Eu não sei dizer se o criador de Looney Tunes tem alguma - (gargalhando muito) - "posição politica", mas, sabiam usar muito bem o humor para falar sobre politica. E de uma fórma bem lucida. Sem duvida, genial!

The Simpsons

Liza não curtiu muito
Liza não curtiu muito. Fonte da imagem:Pagina oficial

Criado nos anos 80's por Matt Groeninng, com episódios curtos e que serviam como "tapa buraco" em intervalos de um popular programa de TV da época, com novos episódios sendo lançados até a data desse post, cada episódio é uma critica social, politica e economica em fórma de animação humoristica.

Cada episónio faz - ou tenta fazer - as pessoas repensarem todos os seus conceitos, crenças e tiram sarro de costumes locais de divérsos países.

SÓ É UMA PENA BOA PARTE DOS BRASILEIROS NÃO SEREM CAPAZES DE RELEVAR PIADAS COM SI PRÓPRIO, ENQUANTO RIEM DE PIADAS SOBRE JAPONES, PORTUGUES ETC.

Matt baseou os personagens principais em cada membro de sua familia. E cada personaagem representa, não só a situação de cada estereótipo que representam, como também a situação politca do continente americano. - E não só a américa. As vezes, o Mr. Burns sai um pouco da américa para roubar o que é dos cidadões de outros países por direito.

Simpsons é uma grande satira da sociedade e politica mundial. Uma próva viva de que é possível passar a informação que precisamos saber enquanto nos divertimos com piadas de uma sitcom amaréla.

É isso, acabou...

...acabou... Acabou mesmo! Nesse post eu mostrei divérsos exemplos de como uma produção audiovisual destinada a crianças, podem ensinar algo util enquanto elas se divértem. Não é porque é "feito para crianças" que tem que ser "vazio". Basta apenas encontrar um bom equilibrio entre informação e entreterimento. E não é tão dificil assim. - Há não ser que a sua animação seja Miles From Tomorrowland.